Dúvidas frequentes

Listamos algumas dúvidas e respondemos abaixo, pois podem te ajudar:

É possível personalizarmos o logotipo que aparece no boleto?

No endpoint Emitir e registrar boleto na CIP enviamos um json com os dados do boleto, e é possível desenvolver em sua aplicação o modelo do boleto que desejar.

Existe um campo para cancelamento do boleto com data prevista?

Sim, na API Emitir e registrar boleto na CIP temos o campo dataLimitePagamento que permite a definição de uma data limite para pagamento.

O boleto pode ser pago após o vencimento caso não possua multa e juros?

Sim, o boleto pode ser pago em até 60 dias após o vencimento, caso não seja solicitada a baixa do boleto.

Webhook é enviado até que receba uma resposta 200. Caso a resposta seja diferente disso, qual o padrão de reenvio?

Realizamos várias tentativas durante um tempo, se não obtivermos sucesso dentro desse período, encerramos a notificação. O período e o número de retentativas depende do webhook.

É possivel cadastrar uma data para multa e juros antes da data de vencimento?

Não é possivel, a data para cobrança de multa só ocorre após vencimento.

O que significa valor pago e valor liquidado?

  • Valor Pago: é o valor pago pelo sacado na plataforma do banco pagador e que constará em seu comprovante. Não necessariamente será este o valor liquidado, pois o valor final enviado via COMPE pelo banco recebedor poderá sofrer alguns ajustes (juros, multa, etc);
  • Valor Liquidado: este campo é preenchido quando o valor foi financeiramente liquidado, ou seja, a quantia referente ao boleto já está disponível no extrato bancário do cliente.

Qual tempo para compensação de um boleto?

O tempo para compensação é de até 3 dias úteis após o pagamento do boleto. A liquidação do boleto ocorre durante a madrugada. Se por acaso não houver a compensação até às 06h, o boleto será compensado no dia seguinte.

Como funciona o cadastro do webhook?

O webhook é um serviço prestado pelo BS2 onde encaminhamos via HTTP POST as atualizaçãoes dos boletos.

Para enviar os dados precisamos que nos disponibilizem uma URL para receber nossas chamadas. Caso deseje ter autenticação na sua URL, podemos enviar basic auth ou bearer token.

Para cadastrar o webhook acione seu representante comercial. Em breve disponibilizaremos rotas para o cadastro de webhook.

Ver mais em Webhook - notificações de boletos

Meu cliente possui comprovante de pagamento, porém o boleto ainda não consta como liquidado, o que fazer?

Ainda que o cliente possua comprovante, existe o processo de validações na CIP, que é o orgão regulatório referente processamento de Boletos.

Em alguns casos, em que o pagamento é realizado pode ocorrer uma validação na CIP, onde o valor pago é estornado ao sacado, portanto não ocorrerá a liquidação do boleto.

A CIP é responsável por este fluxo, é necessário que seu sacado avalie juntamente ao banco onde realizou o pagamento o que ocorreu.

Existe o campo aceite que pode ser enviado na emissão de boleto, o que seria esse campo? O que ocorre se enviarmos como Sim?

O campo Aceite indica se sacado (pagador do título) reconhece o boleto como seu.

Nota: O padrão é usar Não neste campo, pois nesse caso, não é necessário a autorização do sacado para protestar o título. Se escolher Sim, o beneficiário (quem emite o boleto) precisará de algum documento do sacador reconhecendo a dívida para poder protestar o título.

Como funcionam os campos data limite de pagamento e vencimento?

A data informada no campo vencimento indica a data em que o boleto irá vencer. Após a data de vencimento, o boleto ainda estará disponível para pagamento por 60 dias, se o campo dataLimitePagamento não for definido.

Para que o boleto não seja pago após a data de vencimento definida, basta informar no campo dataLimitePagamento a mesma data informada no campo vencimento.

Porque não recebi notificação de pago no webhook de boleto?

Algumas instituições bancárias não encaminham a notificação de pago para o Banco BS2, são elas : Banco Inter, Caixa Econômica Federal, Banestes, Banco do Brasil, dentre outros.

Para que serve o campo ClienteId na emissão de boleto?

O campo clienteId (GUID) é retornado no response da emissão do boleto. Após o primeiro boleto criado, é possível utilizar o mesmo clienteId gerado para a emissão dos próximos boletos, não sendo necessário passar todos os dados do cliente novamente.