Políticas de limitação de consulta à base DICT

O DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) centraliza os vínculos de chaves Pix às instituições financeiras e às contas correspondentes, facilitando a interoperabilidade e a realização de pagamentos instantâneos.

Quando uma transação é trafegada pelo SPI (Sistemas de Pagamentos Instantâneos), a chave é consultada no DICT, e afim de prevenir ataques de leitura e captura de informações sigilosas por parte de invasores, o BACEN utiliza do algoritmo token bucket para controlar o acesso dos participantes diretos e indiretos ao DICT.

No Manual Operacional do DICT (ver documentação atualizada aqui), o BACEN determina a quantidade de fichas e as regras de acréscimo e decréscimo do balde de fichas virtual.

O quadro abaixo, retirado do Manual Operacional do DICT esclarece:


Manual Operacional do DICT - Versão 7.2

Manual Operacional do DICT - Versão 7.2


Por meio das funcionalidades abaixo, o participante indireto poderá consultar as políticas de limitação de acesso ao DICT e a posição atual dos baldes de cada política.

Lista de políticas

Nesta funcionalidade o participante indireto obterá a sua categoria e a lista de políticas com a quantidade de fichas total e posição atualizada.

Obtém a lista de políticas de limitação de acesso ao DICT para o participante requisitante.

Consulta política específica

Nesta funcionalidade o participante indireto obterá para uma política específica a quantidade de fichas total e posição atualizada.

Obtém o estado atual do balde do participante para a política informada.